Em direção ao sucesso

Não há como negar: líderes inventam o futuro e permitem que o sucesso seja alcançado. Certamente, muitas mudanças consideradas importantes nos vários cenários – econômico, político e social – não aconteceriam se não fosse por eles.

Mas o comprometimento de verdadeiros líderes vai além: eles se preocupam também em tornar possível aquilo que idealizam, lançando mão, para isso, de recursos como visão ampliada, eficiência e, principalmente, inspiração.Adotam práticas que, a principio, parecem simples, mas que na realidade são fundamentais para que as metas sejam alcançadas. Eles traduzem visão em ação, muito conscientes de que liderar está diretamente relacionado à pró-atividade, à cooperação e à produtividade.

Se fosse possível fazer essa analogia, eu diria que um bom líder é aquele que estimula o time a adotar o exemplo dos gansos selvagens. Ao contrário dos búfalos, que sempre seguem em bandos e se acostumam a repetir os passos exatos do animal que segue à frente – o que torna esse grupo muito mais vulnerável, os gansos voam juntos, com um revezamento contínuo de posições, consistindo numa excelente oportunidade para que todos experimentem e exerçam a liderança.

Bons líderes agem com dinamismo e estão preocupados em desenvolver o seu grupo. Comunicam diretamente e ampliam a visão do time quanto aos negócios da companhia. Estabelecem direção, certificam-se de que os seus colaboradores estejam em contato direto com os planos, inspiram e permitem que a equipe resolva seus próprios problemas.

Como resultado final, agregam valor de fato e tornam as coisas reais.

Entretanto, para isso, como ponto de partida, devemos nos lembrar de que somos os únicos responsáveis por aquilo que alcançamos na vida – sejam sucessos ou fracassos. Embora muitas vezes não consigamos perceber, tendemos a organizar nossos pensamentos com base em nossas expectativas e deixamos de considerar alternativas.

Alguns anos atrás, o Dr.. David Rosenhahn, professor da Universidade de Stanford, realizou uma experiência a respeito das expectativas. Fez com que oito indivíduos perfeitamente normais fossem a diversos hospitais psiquiátricos. Eles inventaram histórias sobre si mesmos e incorporaram sintomas de doenças mentais lidas em livros. Uma vez internados, contaram a verdade. Explicaram que faziam parte de uma experiência. O que aconteceu? Ninguém nas instituições psiquiátricas acreditou neles! Os oito indivíduos foram diagnosticados pelos médicos como seriamente desequilibrados, de neuróticos a esquizofrênicos. Esses médicos, provavelmente, tinham expectativas inconscientes muito poderosas. Eles “viram” o que esperavam ver.

O que esperamos obter tem muito a ver com a forma como reagimos a novas idéias e pessoas. A expectativa também tem a ver com a maneira como reagem a nós. As pessoas tendem a satisfazer suas expectativas. Em outras palavras, as expectativas são como profecias auto-realizáveis: tendemos a obter o que esperamos.

Pesquisas sobre comportamento organizacional e psicologia industrial têm demonstrado que a cultura de toda empresa é um reflexo da sua própria liderança.

Na cultura de “controle”, os funcionários são vistos como irresponsáveis que necessitam de supervisão constante, que não desempenham suas tarefas com o máximo de seu potencial e que estão sempre prontos a sair cedo do serviço. O resultado é a suspeita e a desconfiança.

A cultura empresarial oposta é a da “liberdade” com responsabilidade, na qual os funcionários são vistos como indivíduos inteligentes, criativos que, com apoio, treinamento e encorajamento, sempre darão o melhor de si mesmos à empresa. Nessa cultura baseada no respeito, os funcionários fazem grandes contribuições para o crescimento da empresa e então registram sucesso.

Mas e o que é sucesso? Sem dúvida, é fruto do talento, criatividade, ousadia e muito esforço. Resumindo em duas palavras, eu diria que é fruto de “inspiração” mas também de muita “transpiração”. Portanto, não fique esperando a inspiração chegar. Vá atrás dela.

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de ajudar na discução?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *