Paciência

A mitologia comercial está repleta de relatos de sucesso instantâneo e de enriquecimento imediato. Esses mitos estão geralmente associados ao campo de Vendas. Os jovens vendedores ouvem falar de salários iniciais astronômicos, seguidos de rápidas promoções. Embora não seja de todo impossível, esse cenário raramente ocorre. Na verdade, relatos deste tipo de sucesso instantâneo são mais folclore do que realidade.

No inicio da carreira, o vendedor tem de estudar muito, dedicar-se totalmente, trabalhar duro e, sem dúvida, ser paciente, muito paciente. Uma carreira bem-sucedida leva tempo. As pessoas mais maduras e experientes são normalmente mais pacientes, pois a vida lhes ensinou que não se pode alterar a ordem natural das coisas. São quatro as estações do ano e, por mais que você não goste, vai ter que esperar a primavera para plantar as flores que tanto deseja.

É importante avançar com rapidez, mas, muitas vezes, a situação exige paciência. Saber esperar o momento certo para fechar uma venda é fundamental! Muitas Vendas são perdidas por precipitação. Muitos relacionamentos são destruídos por falta de paciência. Por isso, fica a dica: quando estiver perdendo a paciência, procure relaxar, respire fundo e dê tempo ao tempo. Só o tempo pode ajudar a cicatrizar as feridas causadas por um relacionamento desastroso. Paciência é a palavra-chave.

Algumas vezes, vendedores menos experientes tiram conclusões ou se apressam em julgar os “erros” dos colegas mais experientes. Apesar de ser possível um representante experiente não estar desempenhando todo o seu potencial, quase sempre a situação não é bem o que parece. Algumas situações estão além do nosso controle e a inexperiência pode nos levar a suposições precipitadas. Assim, antes de alguém dizer “Eu poderia ter feito melhor”, é preciso lembrar que os comentários depreciadores podem refletir falta de paciência e de experiência.

Acalme-se, relaxe. Em Vendas, o sucesso nem sempre está com quem é mais rápido. O tempo que o cliente lhe deixa esperando pode ser utilizado como vantagem competitiva. Use-o para trabalhar melhor a apresentação, rever dados, conversar com a secretária e aprender mais sobre o cliente. Seja igualmente paciente e mantenha a calma durante a reunião. Escute o que o cliente tem a dizer e não se apresse em invalidar uma objeção antes mesmo que saia da sua boca. É importante ouvir e entender o ponto de vista do comprador.

Desenvolver uma relação comercial e interpessoal positiva com os clientes – sempre lembrando que relacionamentos comerciais necessitam de tempo – não é algo que acontece da noite para o dia. Trabalhe sua área de Vendas como se fosse um jardim que precisa ser cuidadosamente arado, regado e fertilizado. Após o intervalo apropriado, as sementes plantadas germinarão e os frutos finalmente poderão ser colhidos.

Gosto muito de um pensamento antigo que diz: “Um gênio nada mais é do que alguém com uma grande aptidão para a paciência”.

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