Desenvolvimento profissional

Todo mundo tem sonhos de desenvolvimento profissional e são poucos os que não querem crescer na carreira. O que as boas empresas fazem é proporcionar oportunidades para que os colaboradores possam se desenvolver.  Acredito ser uma excelente política, além de ajudar a reter seus talentos. Mas esta responsabilidade não é só da empresa. O próprio colaborador deve agir. De nada adianta oferecer cursos de inglês, por exemplo, se ninguém se interessa. O esforço e determinação pessoal são fundamentais.

Em minha carreira, recebi apoio e incentivo, mas, sem falsa modéstia, fui o maior responsável pelo meu próprio desenvolvimento. Jamais deixei uma oportunidade escapar. Quando soube que o Rotary Club oferecia bolsas de estudos para estudar no exterior, logo me candidatei e não sosseguei até conseguir. Quando entrei na Bayer do Brasil, não tinha a menor ideia do que era trabalhar numa grande empresa. Apesar de ter me formado em Medicina e trabalhado em vários hospitais, não havia encontrado antes uma organização que se preocupasse com o meu desenvolvimento. Como se tratava de uma empresa alemã, achei que deveria falar o idioma deles e fui estudar por conta própria.

Outro sonho era aprender Marketing. Eu já estava há mais de um ano na área médica, mas o Marketing me encantava. Resolvi falar com o presidente da companhia e explicar o meu interesse. Sabia que existia um curso de treinamento na Alemanha e que também seria uma boa oportunidade para me aperfeiçoar no idioma alemão. Quando lhe expliquei que queria me desenvolver em outras áreas, ele reagiu com ceticismo, inicialmente:  “Como um médico poderia ter interesse em Marketing?”.

Reafirmei que estava comprometido com a empresa e com a ideia de crescer profissionalmente. E que estava, inclusive, disposto a abrir mão de um mês de férias para poder fazer o curso. Não sei se foi por isso, mas consegui ir para a Alemanha e passar não um, mas seis meses estudando lá. Quando voltei, assumi a Gerência de Marketing.

No meu caso, o apoio do Presidente foi fundamental. Contar com o apoio do seu gestor é decisivo no desenvolvimento da carreira. Felizmente, a maioria dos gerentes se preocupa com os seus vendedores e demonstra genuíno interesse em desenvolvê-los, pois sabem que o sucesso deles também é o seu sucesso.

Se eu pudesse dar um conselho, diria: converse sempre com o seu gerente. Tenha um plano de carreira discutido e acordado com ele.  O sucesso é fruto de talento, esforço, criatividade e muita ousadia. Ou, resumindo em duas palavras, é fruto de inspiração e transpiração. Não espere a inspiração chegar; corra atrás dela!

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de ajudar na discução?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *