Aprendizado dentro de casa

Há, sem dúvida, muitos e bons cursos disponíveis no mercado para contribuir com a formação dos profissionais de Vendas. Eu mesmo participei de vários, conduzi alguns e conheci  outros tantos. Mas sempre senti falta de poder proporcionar aos meus times conhecimentos e métodos que se mesclavam entre prática e teoria. Foi desta ideia que surgiu a primeira Universidade Corporativa de Vendas que liderei, há muitos anos, quando assumi como presidente de uma grande indústria farmacêutica.

Na época, havia um número significativo de vendedores com larga vivência prática. Proporcionar-lhes a chance de se aprofundar em conhecimentos teóricos e, principalmente, nas técnicas mais modernas de atuação, agregaria muito valor ao processo de desenvolvimento de cada um e, também, impactaria positivamente nos resultados da empresa, já que a Força de Vendas estaria ainda mais habilitada.

Tive de trabalhar duro com o meu time de Gestão de Pessoas e de Treinamento para elaborar um projeto consistente. Isso seria indispensável para mostrar à matriz as vantagens de investir tempo e dinheiro numa iniciativa simples, mas arrojada. Depois de algumas semanas, o projeto nasceu e logo se tornou um verdadeiro sucesso.

As atividades eram variadas, desde as mais conceituais, até as lúdicas, com aplicação debusiness games e outdoor trainings, que também funcionavam como exercícios motivacionais e de incentivo ao trabalho em equipe.

Com aulas ministradas nas instalações da companhia, geralmente durante o horário de trabalho, os cursos tinham como objetivo principal capacitar os vendedores para que oferecessem soluções de valor agregado aos clientes, levando sempre em consideração as particularidades dos clientes e do mercado.

As metodologias utilizadas buscavam estimular a disseminação e a troca de conhecimento.  Para isso, casos reais eram levados às salas de aula e, a cada etapa, os vendedores demonstravam mais interesse, mais engajamento, mais preparo e, também, mais resultados – pequenos detalhes, enfim, que fazem grandes diferenças!

2 respostas
  1. Anderson Camargo
    Anderson Camargo disse:

    Oba, olha eu por aqui de novo, sempre dou uma acompanhada no seu blog de vez em quando…
    Também estou aproveitando para dizer que tenho novidade boa ai na minha página nova, depois dá uma espiada que vale a pena, bom conteúdo para afiliados que gostam de vender de verdade 😉
    Abraço.

    Responder

Deixe uma resposta

Gostaria de ajudar na discução?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *