Parceria

Merck transfere promoção de produtos maduros para Life Farmacêutica

O laboratório alemão Merck transferiu a promoção de cinco medicamentos maduros de seu extenso portfólio para a Life Farmacêutica, braço do Life Grupo especializado em marketing farmacêutico.

O Life Grupo é uma holding controlada por Mario Grieco, ex-homem forte da Bristol- Myers Squibb e Moksha 8, especializada na distribuição e promoção de soluções na área da saúde, incluindo medicamentos maduros e inovadores e diagnósticos de última geração.

Ao todo são os quatro principais produtos similares da linha de urologia e um psiquiátrico da companhia, sendo que existe a possibilidade de terapias que combinam a utilização entre eles, o que justifica a concentração da promoção na mesma equipe de propagandistas.

“Destacamos para esta operação uma equipe de propagandistas espalhados pelo país capaz de visitar cerca de 15 mil médicos por mês, especialistas em urologia, psiquiatria e médicos da família. Nosso objetivo é aumentar em 5% a participação e mercado destes produtos, em quatro anos”, afirma Grieco.

São classificados como produtos maduros medicamentos cujas patentes já venceram ou que nunca tiveram proteção patentária, mas que dispõem de marcas reconhecidas entre a classe médica e pacientes e, por isso, são mantidos no mercado para competirem de igual para igual com os genéricos e similares.

“A terceirização do marketing destes produtos tem sido uma tendência entre as grandes farmacêuticas para que possam concentrar todos os seus esforços e recursos nos produtos inovadores”, pondera  o executivo.

Os produtos envolvidos no negócio entre a Merck e a Life farmacêutica são o Mesidox (mesilato de doxazosina), o Flaxin (Finasterida), o Clindal AZ (azitromicina di-hidratada), o Floxocip (cloridrato de ciprofloxacino) e o Psiquial (fluoxetina).

O mercado destes cinco medicamentos movimentou nos últimos 12 meses R$ 410,6 milhões, apresentando crescimento de 20%, taxa bem acima do mercado farmacêutico total. Em volume, as vendas somadas chegaram 30,4 milhões de unidades. Os dados são do IMS Health.

Enfrentando uma grande oferta de genéricos e similares, os produtos da Merck para urologia somam hoje aproximadamente 10% do faturamento do mercado destas moléculas. “São muitas opções de genéricos e similares, por essa razão a nossa aposta é trabalhar a confiança dos médicos em uma marca forte e com qualidade inquestionável”, pontua o executivo.

Sobre o Life Grupo

Fundado em 2013 por Mario Grieco, o Grupo tem um modelo de negócio inovador ao atuar em diversos segmentos oferecendo um portfólio extenso de produtos e serviços voltados para a área da saúde. Esse modelo é fruto do espírito empreendedor e da experiência de seu fundador, que atuou por mais de 30 anos na indústria farmacêutica, liderando equipes e empresas de grande porte. O Life Grupo já recebeu mais de R$ 30 milhões em investimentos desde a sua fundação, alcançou o break-even-point e tem mostrado expressivos índices de crescimento nas receitas, que devem subir em torno de 30% este ano. Em 2016, cresceram 20%.

O Grupo é formado por unidades de negócios e duas empresas. São unidades a Life Diagnósticos, divisão especializada em Medicina Personalizada que abriga um laboratório de testes genéticos e farmacogenéticos, além de fornecer produtos e serviços de alta tecnologia para prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças; a Life Farmacêutica, especializada em desenvolvimento, lançamento e promoção de medicamentos; a Life Publicidade, especializada no desenvolvimento de campanhas publicitárias para o setor de saúde; a Life Distribuidora, especializada na promoção e vendas de produtos farmacêuticos; e a clínica de reprodução humana Chedid Grieco, que possui um avançado laboratório genético.

As empresas que completam o Grupo são a Vida, especializada na importação e distribuição de cosméticos, e a Saúde, especializada na importação e distribuição de máquinas e equipamentos médico-hospitalares. O Life Grupo também mantém uma filial em Miami (EUA) para apoiar as atividades da empresa no Brasil.

 

 

Mais informações

Vital Agência

Fábio Pimentel – fabio.pimentel@vitalagencia.com – 11 9 6779 7442

Iolanda Nascimento – iolanda.nascimento@vitalagencia.com 11 9 9298 9088

 

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de ajudar na discução?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *