Você presidente de sua vida e de sua carreira

A cada dia, aumenta a incidência de pessoas que se comportam meramente como empregados. Falo daqueles que se resumem a cumprir ordens, que trabalham (e preferem mesmo que seja assim) em tarefas rotineiras, e consideram um dia de trabalho apenas como “mais um dia de trabalho”. Para eles, pouco pode ser mudado… Não se arriscam, sua cor preferida é o cinza e já chegam no trabalho não vendo a hora de irem embora.

Esquecem-se, entretanto, que sucesso depende de se destacar na multidão, de fazer coisas diferentes e ter paixão pelo que se faz. Depende de assumir uma posição de comando de sua própria vida e de sua carreira. O que, na prática, implica em investir em si mesmo e em seu desenvolvimento profissional.

Uma coisa precisa ser considerada: é muito arriscado deixar para seu chefe decidir seu futuro na empresa. Afinal, o maior interessado pelo seu sucesso tem de ser você.

É fundamental procurar oportunidades, preparar-se e, acima de tudo, ser um grande otimista. Estão aí algumas características fundamentais das pessoas de sucesso.

Estou, na verdade, me referindo às pessoas que, ao receberem uma tarefa, importam-se mais com o que deve ser feito do que com que tipo de tarefa é. Porque, para elas, será sempre mais um projeto fantástico.

Falo de um perfil de funcionário que atua como colaborador. Que aproveita as oportunidades, todas, para fazer novos contatos, conhecer pessoas e, é claro, aprender com elas. Entre suas prioridades está o relacionamento pessoal e, portanto, atualizam constantemente sua lista de endereços com cada cartão de visitas recebido.

Adoram viver o momento intensamente.

Gostam da beleza, da graça. E da revolução. Dedicam-se ao trabalho e vivem pelos clientes. São alegres, gostam de brincar e de brincadeiras. Adoram cores vivas, e, estar em ação e constante movimento, é palavra de ordem.

Trabalham muito mas sabem combinar vida pessoal e profissional.

Não temem se arriscar e têm como lema “é melhor ter de pedir desculpas do que pedir licença para fazer algo”. A princípio, isso pode parecer sinal de imaturidade – já que, muitas vezes, contrariam as regras, pensam fora do quadrado, e até mesmo discutem com seus chefes.

Ledo engano. São justamente estas pessoas que fazem a diferença e agregam valor para a companhia, com alto grau de comprometimento, seriedade e profissionalismo.

Em vários estudos de gestão, confirmou-se que colaboradores com este perfil são exatamente os que mais atingem posições de liderança, em especial pela flexibilidade, capacidade criativa, trabalho em equipe e pelo espírito inovador que têm.

Além disso, elas sabem onde querem chegar. O que é um diferencial significativo. É preciso que as pessoas tenham claramente definido o cargo que visam ocupar lá na frente. Que já entrem na companhia querendo atingir seu objetivo. Assim, buscarão (e encontrarão) ferramentas e alternativas para se desenvolverem e alcançarem suas metas. E não pense que, para ascender dentro da empresa, seja necessário “puxar a cadeira” de alguém. Muito pelo contrário.

Embora saibamos que é sempre muito mais fácil atribuir culpas aos outros, cada um de nós é o único responsável pelo sucesso e também pelo fracasso obtido. Portanto, não culpe seu chefe por não ter sido promovido.

No mundo profissional, existem vários caminhos que podem seguidos. Uns mais longos, outros mais curtos. São poucos, entretanto, os que levam ao sucesso de fato. E, lembre-se: para alcançá-lo, ter ética é fundamental.

Portanto, se seu objetivo é ter uma carreira de sucesso, não hesite. Fuja de antigas máximas. Aja com dinamismo. Seja pró-ativo. Faça algo diferente todos os dias. Deixe fluir sua imaginação. Brinque. Aflore sua capacidade criativa. Lidere cada processo em que estiver envolvido. Comunique diretamente, sempre. Ouse. Arrisque. Invista em você. E faça isso no dia-a-dia – pessoal e profissional!

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de ajudar na discução?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *