Compromisso

Todo profissional de Vendas sabe que tempo, planejamento e trabalho árduo são fundamentais para conseguir êxito na conclusão de uma boa negociação.

Você, provavelmente, já ouviu dizer que a primeira impressão é a que fica. São aqueles segundos iniciais em que se estabelece o primeiro contato entre você e a pessoa que irá investir no seu produto. Esta primeira impressão é tão poderosa que determina o curso dos acontecimentos:  se existirá empatia, receptividade, rejeição ou indiferença.

Volto a insistir: muitas horas devem ser devotadas à etapa de preparação da primeira visita. Planejamento, pesquisa, definição de estratégia de aproximação, tudo isso requer dedicação e atenção especial. Do contrário, fica difícil garantir que o encontro será bom e produtivo. Num primeiro momento, na visita de Vendas, o cliente avalia a postura e o conhecimento do vendedor, mais até do que o diferencial do produto que ele veio apresentar. Porque o cliente está, na verdade, estudando quais as possibilidades de se estabelecer um relacionamento consistente, de confiança e de longo prazo.

Para começar com o pé direito, o vendedor precisa, portanto, convencer o cliente de que está comprometido, demonstrar segurança e preparo para discorrer e discutir sobre o potencial de mercado, oportunidades de crescimento dos negócios e, também, sobre as características e os benefícios do produto. Tudo isso é, sem duvida, um diferencial significativo para conquistar a confiança do cliente. Mas todo esse comportamento não pode se limitar apenas à primeira vista. O esforço deve ser contínuo. Esta é uma relação que deve ser alimentada constantemente.

Relacionamentos são construídos com o tempo, precisam ser sólidos e saudáveis para ambos os lados. Quando o cliente sente a consistência e fidelidade do vendedor, torna-se fiel a ele, também. E isso é um ganho e tanto.  Compromisso significa atenção e cuidado com os detalhes. Por exemplo: se o cliente liga e você não está, ele não quer saber se você está numa reunião com o papa ou com o presidente do Brasil. Clientes querem ser atendidos imediatamente e não se importam nem se interessam com quem você está. A única exceção é se você estiver com outro cliente.

Cumpra o que prometer, pois faltar com a palavra demonstra falta de atenção e compromisso. Compromisso é demonstrado por meio de ações e atitude positiva.

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